Setembro de 2006
Fonoaudiologia que suaviza rugas e rejuvenesce a mulher
Entrevista com Magda Zorzella Franco(Fonoaudióloga especialista em Motricidade Oral e Linguagem,precursora da Fonoaudiologia e Estética e criadora do Método MZ)
O que é a fonoaudiologia de aplicação estética?
Trata-se de uma nova área de atuação fonoaudiológica, dentro da especialidade da Motricidade Oral. É um trabalho totalmente natural e que tem por objetivo suavizar as rugas de expressão e rejuvenescer a face.
No que consiste?
O trabalho propõe o reequilíbrio das funções que usamos em nosso dia a dia. A forma como mastigamos, engolimos, respiramos, falamos e nos expressamos pode ser uma das responsáveis pelo aparecimento de vincos e rugas indesejáveis. O abuso no uso da musculatura da nossa face costuma formar ou intensificar esses vincos. A fono tem como objetivo diminuir esse esforço, alongando a musculatura e deixando o rosto mais descansado, com brilho e melhor aparência.
Como é o tratamento?
Primeiro é feita uma avaliação para verificar como a pessoa mastiga, engole, respira, articula e também como se expressa durante a comunicação. Observa-se a relação entre o uso da musculatura da face e possíveis rugas de expressão apresentadas. O trabalho leva o paciente a perceber seus abusos musculares e a modificar suas funções. Por exemplo, se a mastigação for de um lado só, essa parte está sendo trabalhada excessivamente em detrimento da outra. Ao reorganizar essa função, a pessoa passa a usar ambos os lados alternadamente e sem tensões desnecessárias. Outro exemplo, é o caso do indivíduo que engole franzindo as laterais da boca. Nossa deglutição deve ser interna, por dentro, sem contrações externas. Ao reequilibrar essa deglutição, a pessoa passa a engolir internamente e fica livre daquelas tensões ao redor da boca que, aos poucos, iriam formando vincos de repetição. Além disso, são ensinados "alongamentos e movimentos" que devolvem aos músculos a extensão de suas fibras, relaxando-os.
Esses movimentos devem ser feitos em casa?
Sim. O paciente leva para casa fichas de acompanhamento de cada sessão e deve fazer os exercícios todos os dias, incorporando-os ao seu cotidiano.
Os resultados demoram a aparecer?
Não, aparecem logo. Até a percepção individual das próprias funções e movimentos exagerados do dia a dia com a face provocam mudanças. No geral, por volta da terceira ou quarta sessão, os resultados surgem na face. É sempre importante deixar claro que o método não se propõe a eliminar rugas e sim suavizá-las com naturalidade. Portanto, os sinais de melhora agradam aos pacientes que percebem sua face mais suave e rejuvenescida.
Quem pode fazer esse trabalho?
Ele é recomendado para aqueles que apreciam tratamentos naturais e não invasivos na busca pela suavização de rugas de expressão. É indicado tanto para quem já apresenta esses sinais como também para quem procura prevenir essas marcas. Por ser um método natural e sem contra-indicações, pode ser feito por pessoas de 26 a 75 anos.
0 comentários:
Postar um comentário